“Você não precise ser um gênio para reconhecer um.
Se assim fosse, Einstein não teria sido convidade à Casa branca.”
Tom Robbins
Em nossa pobre dicotômica visão de mundo, uma nova propositura –via de regra- relega a a precedente ao ostracismo, à obsolescência.
É certo que a mecânica quântica é selvagem, intrigante, hermética e desafiadora, mas isso não quer dizer que Isaac Newton não tenha sido um dos maiores gênios da humanidade.
Ao considerar o sistema solar como uma máquina cósmica perfeitamente oleada, que respeita leis determinísticas extremamente rígidas, não podemos dizer –face a mecânica quântica, ao Caos, à Complexidade- que Newton estava errado.
E aqui, cabe perfeitamente a nonchalance de Mandelbrot, que chega a nós como um choque absoluto: inúmeras dimensões na relatividade perspectiva da realidade ou simplesmente, fractais.
Dentro da abordagem de Newton, o determinismo que encontramos no movimento retilíneo e uniforme de um carro é exatamente o mesmo que aquele que opera o sistema solar: ideal, segmentado e extremamente acolhedor.
E é apenas sob uma outra perspectiva que observamos o Caos, onde o imprevisível nunca está muito distante da previsibilidade.
O movimento inicial dos planetas em torno do sol passou de imprevisível a ordenado a não mais de 1% da idade do Universo. É absolutamente claro que um pequenino desvio na rota de um deles, pode acabar com a nossa existência.
E aí reside a genialidade de Newton. Essa possibilidade remota mas real de fim não é uma coisa nova. Não foi a mecânica quântica que levantou essa dramática possibilidade. Não. Newton o fez.
E no entanto, dentro da realidade de sua época, o físico genial optou por selecionar e ressaltar as situações da Natureza que evoluem de maneira determinística e portanto, pacificadoras. Situações que a razão humana pudesse matriciar.
O restante, deixou nas mãos de seu Deus.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.