Artigo Prisma Planck E


A Experiência de Aspect


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-01-30
Date modificação: 2023-01-30
Tempo de leitura: 00:01:03
A Experiência de Aspect

"Se a mecânica quântica não lhe causou um choque

profundo, é porque você ainda não a entendeu."

Niels Bohr

 

Em 1929, Einstein cortou definitivamente qualquer laço com a mecânica quântica, quando da fragorosa derrota que lhe foi imposta por Niels Bohr, durante as Conferências Solvay, daquele ano.  E, ainda que tenha reconhecido a perda, não desistiu da desconstrução da mecânica quântica.

Em 1935, Einstein, Podolsky e Rosen propuseram um exercício mental onde duas partículas, A e B, interagem brevemente e depois partem em direções opostas.  Para o trio, o Princípio da Incerteza de Heisenberg garantiria a falha na mecânica quântica, que estabelece a correlação entre os resultados obtidos na mensuração de parte de um sistema quântico impactando instantaneamente nas medidas efetuadas em outra parte do mesmo sistema, não importando a distância entre tais partes.

Argumentando que seria impossível que houvesse uma relação à distância entre as partículas A e B, Einstein sarcasticamente definiu o que seria uma “ação fantasma à distância.”

Em 1982, o mecânico-quântico francês Alain Aspect provou incontestavelmente a violação das desigualdades de Bell, que garantiam a inexistência de variáveis ocultas que possam satisfazer a plenitude da mecânica quântica.

Mais simplesmente, Aspect provou que a medição da partícula A é imediatamente reconhecida pela B; pondo um ponto final no pseudo paradoxo de EPR e abrindo um excitante arcabouço no entrelaçamento quântico.

Merecidamente, Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger foram agraciados com o Nobel da Física de 2022.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Princípio da Incerteza de Heisenberg
  • entrelaçamento quântico
  • Alain Aspect
  • paradoxo de EPR
  • Nobel da Física

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.