“A verdadeira estabilidade ocorre quando a ordem
presumida e a desordem presumida são equilibradas.”
Tom Robbins
Na mecânica quântica, a matéria é uma potencialidade. O que existe são interrelações de padrões mais ou menos estáveis. Evidentemente, é uma maior estabilidade do padrão que dá “consistência” à matéria.
Entretanto, a realidade encerra uma física que –guardadas as devidas diferenças entre mapa e território- explica a estabilidade da matéria.
Em 1910, o físico inglês Ernest Rutherford realizou uma experiência com folhas de ouro sendo bombardeadas com partículas de alta energia. 99,9% das partículas atravessaram a folha de ouro como se lá ela não estivesse. No entanto, 0,01% ricocheteou. O paralelo que podemos fazer, seria uma bala disparada de um canhão sendo “devolvida” por uma folha de papel.
Atônitos, os cientistas envolvidos na experiência deduzem que haveria de existir algo “duro” no interior do átomo. Mais: este núcleo deveria ser ínfimo, pois a maior parte das partículas bombardeadas simplesmente atravessaram a folha de ouro.
Sim. O núcleo de um átomo é formado por prótons e nêutrons que assemelham-se totalmente, a não ser pela carga positiva do próton e neutra, do nêutron. E a relação entre este núcleo e os elétrons que o orbitam, formando o átomo, é proporcional a um grão de areia no Maracanã.
Sim. É isso mesmo. A matéria é –por muito pouco- mais do que vazio.
Porque, então, não conseguimos atravessar uma parede?
Por causa da força eletromagnética forte, que interliga os átomos.
Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.
A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.
Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.
Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.
Para saber mais sobre engenharia holÃstica, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.