Artigo Prisma Planck E


A Equação Filosófica da Materialidade


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-08-21
Date modificação: 2023-08-21
Tempo de leitura: 00:01:03
A Equação Filosófica da Materialidade

“Na medida em que as leis da matemática se referem à realidade, elas não

refletem certezas, e quando o fazem, elas não se referem à realidade.”

Albert Einstein

 

A mecânica quântica nos apresenta uma realidade onde a materialidade não existe em si, mas surge como uma propriedade emergente da complexidade de interrelações estáveis.

Evidente que precisamos abstrair da lógica aristotélica para apreender esse conceito que não carrega nenhum niilismo ou negação de existência, mas propõe uma flexibilidade quase impossível, na adoção dogmática do que é material.

Para tanto, havemos que exercitar o pensamento filosófico a partir da inexistência absoluta da matéria, mas de sua relatividade, onde os parâmetros são complexidade e estabilidade das interrelações.

Não há qualquer espécie de conflito com a física clássica, uma vez que esta ratifica os grandes vazios que ocorrem entre núcleos e elétrons, em um átomo.

Em última instância, a ciência atual estabelece que a matéria é constituída de partículas.  Assim sendo a dicotomia que rege o Consensus garante físicos persistentes, que buscam a compreensão da filosofia por trás da mecânica quântica e outros que embarcam alegremente na aberração que é o bóson de Higgs.

A dificuldade experimentada pelos físicos mais comprometidos com a compreensão da realidade finca raízes na constante contrariedade de nossos instintos.  Por exemplo, um caderno tem cerca de 1025 partículas que se interrelacionam e alcançam estabilidade.  Concomitantemente, a Terra, que abarca todas as possíveis interrelações e prováveis estabilidades nos padrões, é formada por 1050 partículas.

Sendo a matemática uma linguagem, chegará o momento onde uma equação que expresse matematicamente a realidade, acontecerá?  Uma resposta afirmativa é meio caminho andado, na estabilização das interrelações entre a realidade e a mecânica quântica.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • quantum mechanics
  • física clássica
  • bóson de Higgs
  • lógica aristotélica
  • estabilidade das interrelações

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.