Artigo Prisma Planck E


A Epifania de Mendeleev


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-07-28
Date modificação: 2023-07-28
Tempo de leitura: 00:01:05
A Epifania de Mendeleev

“Suponho que quando meus elementos desconhecidos

forem encontrados, mais pessoas nos prestarão atenção.”

Dmitri Mendeleev

 

Em Física, a teoria vigente tende à aquisição de uma aura de intransitoriedade, quando isso não poderia estar mais longe da verdade.

O genial Max Planck disse que a ciência avança à taxa de um funeral por vez.  E é isso.  Hoje, o geocentrismo de Ptolomeu parece piada, mas Aristóteles era ferrenho defensor e ninguém ousava discordar do Almagesto, na antiguidade.

Para entender, é preciso que mergulhemos na mente de um físico.  Toda hipótese surge da imaginação.  Em função da qualidade do conhecimento de quem tem a ideia, surge uma teoria e esta, deverá ser matematicamente comprovada.  A partir daí, aquilo que o físico teórico pensou, será objeto da busca por corroboração pelos físicos experimentais, que constroem equipamentos que permitam a comprovação da ideia.

Nesta altura dos acontecimentos, a ideia já penetrou no Consensus e ganhou ares de realidade última.

Mas, o que fez com que avançássemos da Terra como centro do Universo para o heliocentrismo de Aristarco?

As emendas.  Os epiciclos e deferentes de Ptolomeu apresentavam erros fundamentais, mas agradavam à Igreja.  Assim, durante 1300 anos, a Terra foi o centro do Universo.  O mesmo aconteceu com a física newtoniana:  quando Planck explicou que a energia fluia em “pacotes de energia” e não constantemente, a mecânica quântica surge.

Quando Mendeleev propôs a tabela períodica, em 1869, elétrons, prótons e nêutrons nos eram completamente desconhecidos.  Mais ou menos como um chef de cuisine talentoso, Dmitri organizou os 63 elementos conhecidos, prevendo outros 29.  A descrição apresentava símbolo e massa atômica dos elementos, além das então conhecidas propriedades químicas e físicas.

Por que, então, a tabela periódica permanece, enquanto o geocentrismo e a física newtoniana estão ultrapassados?  Duas razões: zeitgeist e a desfiguração da ideia original através das emendas.

Ainda que originada na imaginação e resultando em um constructo, a tabela periódica de Mendeleev só fez evoluir.  Não tem sequer uma emenda.  Pura epifania.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Max Planck
  • geocentrismo
  • Ptolomeu
  • Aristóteles
  • Almagesto

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.