Artigo Prisma Planck E


A Energia da Fusão Nuclear


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-04-12
Date modificação: 2023-04-12
Tempo de leitura: 00:01:03
A Energia da Fusão Nuclear

“Quando olhamos para cima e vemos as estrelas,

tudo o que vemos é brilho, por causa da fusão nuclear distante.”

Carl Sagan

 

Todo mundo que já viu o cogumelo provocado pela explosão da bomba em Hiroshima, se não sabe o que é, conhece os efeitos da fissão nuclear.  Entretanto, ainda que tenha ouvido falar, poucos têm ideia do que é a fusão nuclear, a energia abundante, barata e limpa que salvaria o planeta.

Para começar, precisamos entender este Santo Graal da física de alta energia.

A Terra é recoberta por oceanos de isótopos de hidrogênio H1- prótio- e H2 – deutério- o que garantiria fontes inesgotáveis dessa sonhada energia, através da fusão de núcleos atômicos de baixo A, ou aqueles cuja área é excessivamente superior a seus volumes, garantindo suas estabilidades.  No entanto, é extremamente difícil construir um reator de fusão, por causa da barreira Coulombiana.

Proposta pelo engenheiro e físico francês Charles-Augustin de Coulomb, em 1783 –mesmo ano em que propôs a Lei da eletrostática que leva seu nome- a barreira coulombiana ou o obstáculo repulsivo existente entre dois núcleos atômicos e que, se não transposta, deve ser ao menos penetrada, de modo a permitir que dois núcleos atômicos aproximem-se o suficiente para que a ação das forças nucleares de curto alcance permita a fusão.

Existe hoje uma corrida, para ver quem chega primeiro ao reator nuclear de fusão.  Em dezembro de 2022, o Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL), da Califórnia, anunciou que o laboratório conseguiu produzir mais energia –em um experimento de fusão- do que aquela empregada em sua obtenção.

Se assim for, o ser humano passa a criar estrelas, já que este processo é aquele gerador da energia que as fazem brilhar.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Lawrence Livermore National Laboratory
  • isótopos de hidrogênio
  • barreira Coulombiana
  • Charles Augustin de Coulomb
  • Lei da Eletrostática

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.