Francisco Varela."/> A Enação de Varela

Artigo Prisma Planck E


A Enação de Varela


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-07-07
Date modificação: 2023-07-07
Tempo de leitura: 00:01:08
A Enação de Varela

“Não há como chegarmos à consciência sem dor.”

Carl Jung

 

Segundo Gödel, ao questionarmos nossa consciência assumimos que o fazemos a partir de um nível de Complexidade superior ao nosso metabolismo.  Ou, que há uma separação corpo/espírito e que o último funciona em um ambiente acima da realidade.

Para alguns biólogos, a evolução da organização da matéria atinge níveis de Complexidade cuja epítome seria a emergência da consciência.  Para eles, a interrelação de pensamentos, de todos os sentimentos que metabolizamos, a partir de nossa apreensão de uma realidade permanente e exterior leva à aparição da consciência.

Ora, se assim for, estamos fadados à derrota e a inteligência artificial certamente vai acabar com nossa raça; uma vez que nossos cérebros não seriam mais do que processadores orgânicos de informações.

Em um primeiro instante, isso me leva à seita pitagórica, que tinha na perfeição dos números a resposta para nossa existência; já que essa corrente de biólogos chega a afirmar que a Complexidade das interrelações entre os neurônios daria origem ao espírito.

Pensando um pouco mais, e para meu grande alívio, chego à inteligência serena de Francisco Varela, biólogo chileno que, junto a seu colega e conterrâneo Humberto Maturana revolucionou a consciência.  Maturana com a autopoiese, sobre a qual já falei e Varela, com a enação, ou a congruência complementar de dois pontos: percepção e cognição.  A percepção que evolve da senciência que dividimos com os animais e a cognição, onde a interação de nossos metabolismos com um evento, somados à percepção, permitem-nos a experiência do Consensus.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • inteligência artificial
  • seia pitagórica
  • Francisco Varela
  • autopoiese
  • Humberto Maturana

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.