Artigo Prisma Planck E


A Elegância na Ciência


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-02-24
Date modificação: 2023-02-24
Tempo de leitura: 00:01:06
A Elegância na Ciência

h.”

Max Planck

 

No quarto ano de engenharia mecânica, fui estagiar em uma fábrica de vidro.

Com Fernando, o dono da fábrica, adquiri duas paixões: carros antigos e cristais.  Na verdade, já tinha uma atração incrível –desde criança- pelo vaso Baccarat Nelly, que minha mãe sempre manteve abastecido de rosas vermelhas.

Fernando ensinou-me que o melhor cristal é aquele que não necessita de lapidação, pois a peça não contém bolhas a serem disfarçadas.  É puro, límpido, inteiro.

Em 1898, Max Planck propôs que a luz não propagar-se-ia em um fluxo contínuo, mas em minúsculos “pacotinhos de energia,” que chamou de quanta.  A proposta de Planck era tão heterodoxa que, se ele estivesse certo, a física de então estaria errada.  Incompleta, para dizer o mínimo.

E essa física, não havia sido proposta por qualquer um.  Era a física proposta por Isaac Newton, um monólito da ciência.

Entre 1898 e 1900, Planck tentou provar que sua teoria estava errada.

Pausa.

Quem, na face da Terra, descobre algo do tamanho do que Planck descobriu e faz de tudo para provar-se errado?

Um gênio.  Única e exclusivamente um gênio.

Do alto de sua sobriedade, coerência e amor à ciência, Max Planck não precisava do éter ou da constante cosmológica, como Einstein.  Ou do planeta Vulcan, do flogisto.  Planck nutria profundas dúvidas sobre a qualidade de sua constante h.  Não sabia se era uma verdade cosmológica ou um artifício matemático por ele criado.

O bóson de Higgs,, por exemplo.  A partícula que dá origem à matéria, não é um, mas cinco; existe somente se houver o campo de Higgs e este, tanto adesensa como afina, dependendo da concepção de quem o adota.

Na ciência, F=m.a, E=mc2, E=h.f.  Simples, direto, sem penduricalhos que escondam as falhas, as inconsistências.  É o vaso Nelly de minha mãe.

A propósito:  Planck não conseguiu provar sua teoria errada.  Nem sua constante.

A mecânica quântica e uma das cinco constantes cosmológicas são o resultado de seu trabalho.

Max Planck tinha 192 de QI.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Max Planck
  • Elegância na ciência
  • soluções simples na física
  • mecânica quântica
  • luz que se propaga em pacotinhos

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.