Artigo Prisma Planck E


A Curva-Sino e o Neutron


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2024-01-26
Date modificação: 2024-01-26
Tempo de leitura: 00:01:13
A Curva-Sino e o Neutron

“O mapa não é o território.  E é muito menos interessante do que o território.”

Amit Goswami

 

A matemática é tão absolutamente linda, que nos leva –constantemente- a confundir mapa e território.

Tomemos por exemplo a curva-sino, que tanto fascinou Mandelbrot.  O sino formado não é mais do que uma função de probabilidade.

É a partir dessa simplicidade altamente abstrata que eu gostaria de avaliar a condição de um neutron.

Quando imaginamos um átomo, cujo símbolo ainda reflete –erroneamente- um arranjo que imita o sistema solar, imaginamos os prótons e neutrons no núcleo.  Caso tenhamos um pouquinho mais de conhecimento, chegamos a visualizar os quarks, que trazem paz à nossa visão, compensando a desigualdade impossível de massas entre os componentes do núcleo.  Daí, como no símbolo errado, imaginamos os elétrons que orbitam esse núcleo.

Faz tanto tempo que todo mundo faz isso, que sequer reconhecemos o absurdo do símbolo ou a representação do átomo como uma tentativa de materialização de algo tão abstrato, que seu tratamento na mecânica quântica original abarca apenas sua possibilidade.

E aí, definimos a partícula elementar.  O neutron é uma função de probabilidade.

Sim.  Não temos um vocabulário adequado ao mundo quântico e, portanto, usamos –toscamente- as formas de expressão de nossa realidade.  Toscamente porque, nesse processo, terminamos por dar às bizarras ocorrências do que é quântico, as mesmas características daquilo que é material, em nosso dia a dia.

O neutron não é uma bolinha muito -mas muito mesmo- pequenininha.  Ele pode ser onda, pode ser partícula e, ao abdicarmos de nossa dicotomia, aquela manifestação que observamos em uma câmara de bolhas poderia ter outras setecentas formas de expressão.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • curva-sino
  • neutron
  • Amit Goswani
  • mecânica quântica
  • Mandelbrot

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.