Artigo Prisma Planck E


A Complementaridade de Bohr


Local: São Paulo, Brasil
Data publicação: 2023-03-20
Date modificação: 2023-03-20
Tempo de leitura: 00:01:04
A Complementaridade de Bohr

“Que maravilha é depararmo-nos com um paradoxo.”

Niels Bohr

 

Pela ilustração você pode perceber que o que desabrocha do Princípio da Complementaridade de Niels Bohr, é o entrelaçamento quântico.

É a partir da perspectiva de Complementaridade que a mecânica quântica começa a se desvendar, em termos de parâmetros.  Enquanto a fisica clássica é sobre posições e velocidades deterministicamente ideais, a mecânica quântica é sobre amplitudes e frequências, em uma real nuvem de probabilidades.  A clássica, quantitativa; a quântica, qualitativa.

Em uma abordagem brilhante, por totalmente inesperada, Bohr propõe que as partículas possuem pares de propriedades que não podem ser medidas simultaneamente.  Por exemplo, ao medirmos a posição do elétron, excluímos a possibilidade de medição de seu momento.

Levando em conta o Princípio da Incerteza, de Werner Heisenberg, Bohr vai além e tira o chão sob nossos pés, ao afirmar que no mundo quântico, o comportamento das partículas não pode ser separado dos instrumentos medidores.

Mas, como é possível que o comportamento dual onda-matéria, da partícula, que reflete sua interrelação com os instrumentos medidores em sua manifestação, atravesse a ponte que liga o mundo quântico à nossa realidade, ao confortável mundo descrito por Isaac Newton?

Esperemos que a postura atual da Física redunde no hexagrama 24 do I Ching, o Ponto de Mutação, quando as trevas são substituídas pela luz.

Esperemos que a geração vindoura de mecânicos quânticos retome questões filosóficas como esta e, ao invés de compartimentalizar algo fascinante, fazendo uso apenas das propriedades que nos são compreensíveis, em nossa evolução tecnológica, olhe diretamente nos olhos do dragão e enfrente o decifra-me ou devoro-te.

O Princípio da Complementaridade é onde reside a semente da Complexidade, da abordagem não dicotômica de uma realidade que nos demonstra –com riqueza de detalhes avassaladora- que não sabemos nada.


Livros Planck E


Palavras Chave

  • Princípio da Complementaridade
  • Niels Bohr
  • Werner Heisenberg
  • princípio da incerteza
  • Complexidade

Para maiores informações sobre Prisma Planck E, entre em contato.


Divulgando soluções geniais

A missão do Prisma Planck E é promover ideias, produtos e teorias que ainda não chegaram ao mainstream, conforme capturado em nosso primeiro comunicado Excêntricos e suas Soluções Geniais.



Boletim Prisma

Inscreva-se para receber o nosso Boletim Prisma Planck E, completo com as mais recentes soluções geniais. Clique aqui para o formulário.



Compartilhe a sua solução genial no Prisma Planck E

Incentivamos você a enviar sua solução genial, artigo, comunicado à imprensa ou ideia técnica "fora do mainstream" para publicação no Prisma Planck E. Envie-nos um e-mail para prisma@planck-e.com e pergunte como.


Para saber mais sobre engenharia holística, soluções inspiradas na natureza, monetização de deseconomias, petróleo e gás, treinamentos ou incorporação do Being Data ao seu dia-a-dia, siga-nos nas redes sociais.